sábado, 25 de janeiro de 2014

Água Viva


Você já parou para pensar na importância da água? Talvez essa seja uma das coisas das quais se diz que precisamos perder para dar valor. Ontem, depois de um dia de trabalho e carregado com uma semana estressante, tudo o que eu mais queria ao chegar em casa era tomar um banho, me alimentar e dormir. Porém, deparei com uma situação nada agradável: estávamos sem água! Assim, tive que dormir e passar o dia de hoje inteiro sem uma gota de água! Parece cômico, mas foi uma situação marcante.
Vivenciar esta experiência me levou a pensar sobre muitas coisas. A primeira delas, logicamente, foi a respeito da importância da água em nossa vida. Talvez, assim como eu, você vive num ritmo de vida tão frenético, numa metrópole, trabalhando, estudando, tentando sobreviver a rotinas intensas, que muitas vezes nem consegue refletir em como coisas tão simples, são carregadas de tanta importância. De fato, o nosso organismo é constituído, em grande parte, por água. Com certeza você também já viu muitas campanhas sobre conscientização do uso adequado da mesma. Hidratar, lavar, refrescar, são muitas as funções desse líquido tão precioso, mas talvez a maior delas seja dar vida! Isso mesmo, a água é um prerrequisito para a existência. Ao longo das horas desse dia estive pensando: quão difícil deve ser para muitas pessoas que vivem longos tempos de seca, ou que vivem uma vida de sacrifício para obter uma quantia insignificante de água diariamente, enquanto muitos de nós a gastamos sem dar a mínima atenção...
Mas o que mais me chamou a atenção nessa experiência foi o aspecto espiritual da água! Estranho? Vou explicar. A sensação de não tomar banho, de não poder retirar de si as impurezas acumuladas ao longo do dia, não a indico a ninguém!!! Hoje, por exemplo, essa situação me impediu de ir à igreja. E a grande questão é que você não consegue manter-se à vontade na presença de Deus, quando está se sentido sujo. No entanto, quantas vezes nos iludimos ao pensar que o simples fato de tomar um banho e vestir uma bela roupa já o suficiente pra nos tornarmos limpos diante do Rei do Universo. Deus requer algo além da aparente limpeza exterior. Deus deseja pureza de caráter, de propósitos, de mente... Ficar sem água fez-me chegar à triste conclusão de que muitas vezes busquei ao meu Senhor tão sujo e fétido, como talvez estive hoje. Mesmo que aparentemente não estivesse assim em outras ocasiões.
Acontece diante de Deus não pode haver máscara ou aparências, Ele nos vê exatamente como somos, mesmo que cheguemos a enganar a nós mesmos, Ele não se engana ao olhar para nossa situação. Mas você sabe de uma coisa: por mais desesperadora que nossa situação pareça aos nossos olhos, ou não, há esperança pra nós!!! O Senhor nos aceita. Ele só pede que entreguemos a Ele aquilo que julgamos como necessário, essencial, para que experimentemos outra visão de vida.
A Bíblia apresenta uma interessante história, no evangelho de João 4:1-30, que apresenta a água como elemento central. Não qualquer tipo de água, mas Água Viva ou Água da Vida. Era um dia como outro qualquer. Na hora mais quente do dia, uma mulher se aproxima de um poço pra retirar um pouco d’água, quando de repente um estranho pede que lhe dê de beber. Ao fazer isso, Jesus estava pedindo àquela mulher que entregasse o seu bem mais valioso [naquela situação]. Parecia até um pedido injusto! Ao invés de ajudá-la a retirar, Ele esperou que ela tivesse todo o esforço, para então simplesmente pedir que ela repartisse o fruto de sua conquista. E quanto a mim? A você? O que de mais valioso julgamos em nossa vida Deus tem requerido que entreguemos a Ele? Sendo Jesus alguém Sábio demais para errar, seu pedido era, na verdade, carregado de um sentimento profundo de amor e compaixão. Desejava expandir todos os conceitos que aquela samaritana tinha sobre as coisas mais simples e sobre sua própria vida! “Jesus lhe respondeu: “Se você conhecesse o dom de Deus e Quem lhe está pedindo água, você Lhe teria pedido e Ele lhe teria dado água viva”.” (João 4:10, NVI).
É interessante notar as mais variadas maneiras que Deus usa para levar o ser humano a reconhecer sua dependência dEle. Ao pedir água à mulher, Jesus estava convidando-a a refletir sobre sua necessidade de Água Viva. E o mesmo Ele faz quando requer que entreguemos a Ele nossos planos, nossos defeitos acariciados, nosso orgulho e egoísmo... Ele quer nos apresentar a algo muito melhor, algo acima de qualquer expectativa humana. Ele quer nos apresentar a Si mesmo, em sua plenitude, na beleza de Sua santidade, para que também sejamos santos.
Como termina essa história? Bom, vou pedir que você mesmo leia o texto [João 4:1-30] e descubra. Quanto a minha história de hoje, após a companhia de saneamento haver finalizado as manutenções em minha região, termina com a maravilhosa sensação ter tomado um banho, relaxado o corpo e a mente, mas principalmente, sinto que não sou mais o mesmo, pois agora consigo enxergar com mais clareza o que Davi quis expressar quando rogou ao Senhor, “Lava-me completamente da minha iniquidade e purifica-me do meu pecado” Salmos 51:2. O Pai de amor pode nos tornar limpos, puros, santos... Entregue a Ele tudo aquilo que você julga importante, e receba em troca o melhor de Deus [Ele sim sabe o que é melhor e essencial para Seus filhos]. “Afirmou-lhe Jesus: Quem beber desta água tornará a ter sede; aquele, porém, que beber da água que Eu lhe der nunca mais terá sede; pelo contrário, a água que Eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna” João 4:13,14. Uma ótima semana aos meus leitores!

Um comentário:

  1. Encontrei seu blog e é uma honra estar a ver e ler o que escreveu, quero felicitar-vos, pois é um bom blog, sei que irá sempre fazer o melhor, dando-nos boas noticias, e bons temas.
    Quero aproveitar a oportunidade para partilhar o meu blog : Peregrino E Servo.
    Vou ficar muito feliz se tiver a gentileza de fazer uma visita ao meu blog.
    PS. Se seguir, fique a saber que irei seguir também seu blog, se o conseguir encontrar.
    António Batalha.

    ResponderExcluir