quinta-feira, 25 de março de 2010

Os Planos do Homem x Os Planos de DEUS

O dia era 30 de Dezembro de 2009. Ao fazer minha comunhão matinal, deparei-me com um texto que chamou muito a atenção.. Desde então, li essa mensagem outras vezes, sempre como um conforto.. Mas como a gente nunca consegue perceber logo de cara tudo aquilo que está sendo transmitido, foi hoje que parei para analisar um outro lado interessante daquelas palavras. E é pra essa parte que eu gostaria de chamar, agora, a sua atenção também:
[Deus] muitas vezes, tem de romper ligações humanas e mudar a ordem que o homem delineou, e que, segundo seu modo de pensar, é perfeita. (...)
 A coisa mais comum, é se deparar fazendo planos. Planos que envolvem você, sua família, seus amigos. E considero isso totalmente saudável! Afinal, se não pudermos sonhar, estamos perdidos! =P
Aí, surge outra questão: para aqueles que são cristãos, existe o desafio de submeter os próprios objetivos aos de Deus. E por mais que haja a consciência de que Ele tem o melhor reservado para Seus filhos, o desejo sempre é de que os sonhos do Pai se assemelhem aos nossos.
Hoje, mais uma vez na comunhão matinal, estava refletindo um pouco acerca da vida de Noé (Você pode encontrar essa história em Gênesis 6-9). Não consigo imaginar, exatamente, como Noé se sentia em meio a tanta gente corrupta, má, egoísta, blasfema, traidora.. Devia ser muito difícil se manter íntegro, temente a Deus, com tantas más influências de todas as partes. Mas sei que, com certeza, Noé tinha planos pra si e sua família. Talvez a possibilidade de morar em um lugar melhor, onde poderia criar bem seus filhos, trabalhar sem tantos caluniadores ao redor.. Então, no auge da sua vida, Deus aparece pra ele e resolve executar Seus planos para Noé. Prevendo acontecimentos que nunca foram vistos, dando orientações precisas de algo tão simples que, segundo o Criador, iria salvá-los de uma destruição global! Será que foi fácil de aceitar?? A continuação você conhece.. Noé obedeceu, veio o dilúvio, somente sua família se salvou e mais umas espécies de animais.. E há outro ponto interessante. Como se não bastasse algo tão radical, ainda, Noé e seus queridos tiveram que passar exatamente 1 ano e dez dias dentro de um barco com vários animais - que tinham suas necessidades fisiológicas - sem poder ver a luz do sol, e nada do que se passava do lado de fora; somente confiando e esperando que Deus os mandasse sair. O mais bonito é que, depois de tudo isso, Deus honrou a fidelidade de Noé e lhe deu o “mundo perfeito” que talvez ele já sonhara há muito.
Após toda essa reflexão, que foi mais rápida que escrevê-la, fiquei pensando em mim. Será que teria a coragem de Noé? Pense em você também. Você abriria mão de tudo que já planejou um dia, pra ser usado para cumprir os propósitos de Deus?
 Outro trecho desse texto que li diz o seguinte:
O que o homem julga ser de seu interesse temporal pode divergir completamente da experiência que ele precisa ter, para ser seguidor de Cristo.
Então, caso você tiver que abrir mão de seus planos por causa da sua fé, jamais esqueça que os sonhos de Deus sempre serão maiores. E que podemos ser por um momento, talvez até durante uma vida toda, humilhados pelo Nome de Cristo. Mas um dia, esse mesmo Nome exaltará aqueles que forem fiéis até o fim!

terça-feira, 2 de março de 2010

O Trabalho de um Escritor

Nenhum escritor trabalha sozinho. Qualquer que seja seu grau de solidão, a influência silenciosa de palavras aparentemente há muito esquecidas está sempre presente, assim como estão presentes os homens e mulheres que as pronunciaram; as leituras e conversas de toda uma vida convergem para suas páginas. Filtrados pela individualidade da mente de um escritor, os ecos distantes da experiência vão se tornando cada vez mais insitentes, até se fazerem conhecidos. Tomam forma nas pontas dos dedos do autor, ainda que possam jamais chegar a emergir numa consciência completa, desvelada. (A Sabedoria do Corpo, Sherwin B. Nuland, p..11)
 Escrever nunca foi fácil! Talvez essa tarefa fique um pouco mais leve quando o assunto é a vida.. Pois temos muito a falar acerca do que se passa em nossa volta. Ainda assim, as palavras devem ser escolhidas, os fatos precisam ser analisados e filtrados, pra que o produto final não só seja bom, mas que ganhe apreciação daqueles que irão compartilhar aquilo que você relatou. Essas palavras são as iniciais.. Daqui a pouco estarei falando especificamente de assuntos do dia-a-dia.. AGUARDEM!